2004 – Encerramento em Itapecerica da Serra

Festas escolares

Projeto Dom da PalavraOs professores que participaram do projeto Dom da Palavra fizeram sucesso nas festas escolares de fim de ano.

Os professores que participaram do projeto Dom da Palavra em Itapecerica da Serra, marcaram presença nas comemorações de fim de ano em suas escolas. As apresentações de seus alunos declamando poemas, apresentando exercícios de ritmo, cantando ou representando peças teatrais, foram o ponto alto das festividades, que envolveram pais, alunos e professores, nas escolas do município.

Na EMEF Hortência, por exemplo, o 1º ano representou o “Rei orgulhoso”, o 3º ano representou a peça “Os dois moinhos”, de Ruth Salles, e “A Casa”, e o 4º ano apresentou exercícios de ritmo. Já as 3 classes de 1º ano da EMEF Dona Mina declamaram poemas de Ruth Salles, Vinícius de Moraes, Cecília Meirelles e José Paulo Paes. O “Rei orgulhoso” também foi representado pelo 1º ano da EMEF Belchior de Pontes, que produziu até um CD do evento.

Estas festas escolares representaram também uma comemoração para nós, do Instituto Artesocial, pois vivenciamos mais uma vez o entusiasmo dos professores que participaram do projeto, e pudemos ter, nos sorrisos das crianças, a nossa melhor recompensa.

 

Veja o vídeo

 

Depoimentos

“A declamação de poemas e os exercícios de ritmo podem ser aplicados no meu trabalho cotidiano. O que achei mais interessante foi saber sobre os temperamentos, quais tipos de criança se encaixam nestes temperamentos, e como lidar com elas; e que para a aula ter bom rendimento não precisa ser necessariamente teórica e escrita, e que o ritmo ajuda muito. Felicidades e sucesso a todos.”
Rosangela Guimarães Lemes
EMEF Profa. Lenice Lopes Simioni

 

“O que achei mais interessante no projeto foi a quebra de paradigmas educacionais, a versatilidade, a leveza e toda a energia positiva que emana das palestrantes; e esta proposta que procura ver no aluno seu lado humano, formado por corpo, mente e ESPÍRITO. Obrigado por todos os ensinamentos! Vocês são iluminados. Quero registrar que “a palavra convence, o exemplo ARRASTA”. Vocês nos conduziram através do exemplo. AMEI.”
Renato Fagundes
EMEF Guilhermina R. de Moraes

 

“Para mim o que mais marcou foi a atenção que se dá ao aluno considerando todas as suas potencialidades, seu convívio com o grupo, suas dificuldades e a sua vida, (família e amigos) para assim desenvolver em nós a sensibilidade na hora de “avalia-lo”. Gostei muito do projeto, e acredito que tudo o que foi discutido será muito importante para repensarmos nossa postura e nossas práticas de ensino.”
Raquel Nascimento de Castro
EMEF Sempre Viva