2005 – Nova turma em Itapecerica da Serra

Projeto Dom da PalavraA prefeitura contatou o projeto

Devido ao seu sucesso em 2004, o projeto, que naquela ocasião foi patrocinado pela Associação Beneficente Tobias, em 2005 foi contratado pela prefeitura.

Iniciou-se em 30 de Abril uma nova turma em Itapecerica da Serra-SP, com 30 professores. Foram realizados 10 encontros aos sábados, sendo que o último foi realizado na Escola Waldorf Micael de São Paulo. As aulas foram ministradas pelas professoras Vilma Lúcia Furtado Paschoa e Dora Regina Zorzetto Garcia, docentes da Escola Waldorf Micael de São Paulo.

Tivemos também um grupo que participou em 2004, e fez um curso de aprofundamento no projeto Dom da Palavra em 2005. Foram quatro encontros presenciais e visita ao Colégio Waldorf Micael, com estágio em sala de aula.

O curso foi ministrado pela professora Cristina Brigagão Ábalos, que também atuou como capacitadora do projeto em 2004. Nosso objetivo foi começar a formação de futuros monitores para o projeto, no município, com foco no fomento dos conceitos e práticas do projeto como política pública para a educação. Este trabalho, no entanto, não teve continuidade, pois houve concurso para professores do Estado de São Paulo em 2005, e grande parte dos professores da rede de Itapecerica da Serra foram aprovados e migraram para a rede estadual.

Assista ao vídeo de apresentação do projeto

Depoimentos

“O que achei mais interessante no projeto foi aprender a reconhecer o aluno como ser humano, de forma integrada, criando e proporcionando situações de aprendizagem fundamentadas no QUERER, SENTIR E PENSAR, respeitando as características de cada criança. Estou adorando e acredito que o caminho para melhorar a qualidade da educação é esse apontado por vocês. Só tenho flores para agradecer a oportunidade. Valeu !!!”
Ruth Araújo de Oliveira
EMEF Emiliano Ferreira Domingues

“O curso para mim está sendo uma terapia de 15 em 15 dias. Já mudei muitos hábitos ruins que tinha e me apropriei de outros bons, estou falando mais baixo e ficando mais calma diante das dificuldades.”
Mariza Domingues
EMEF Azaleia

“O que achei mais interessante foi a questão dos alunos receberem os conteúdos primeiramente pelo sentir (entrar pelo coração), para que depois tome conhecimento do conceito. As informações transmitidas tem sido de grande importância em minha prática, e espero poder receber cada vez mais para transmitir aos meus alunos este sentimento de gratidão.”
Marisa Pereira da Silva dos Santos
EMEF José Pereira de Borba

“O que mais gostei no curso foi o estudo sobre os temperamentos, o trabalho com os ritmos, e, sobretudo, a filosofia que o embasa, pois tem resgatado em mim a dimensão humana tão importante para a realização de nossas atividades cotidianas.”
Rosana Maria de Camargo
EMEF José Pereira de Borba

“Achei muito interessante conhecer os temperamentos, e como lidar com isso, os ritmos nas poesias, a forma de interiorizar conteúdos com práticas diferentes através das poesias. Aliás, tudo o que estou aprendendo no curso serviu como uma luz, ajudando-me a enxergar o meu aluno como um todo.”
Renata de Az Escobar Costa Pereira
EMEF José Pereira de Borba

“Gostei do contar histórias, dos exercícios com ritmo, da calma que vocês transmitem, o toque e o olhar nos olhos do aluno, enfim tudo foi muito interessante. Obrigado, vocês são maravilhosos e este é um dia que eu não tenho preguiça de levantar cedo e de ir para o curso. Este tem sido o momento que tem me dado mais alegria este ano. Que Deus os abençoe e vocês continuem sempre assim.”
Flabiana
EMEF Prof. Arthur Ricci de Camargo

“O que foi mais produtivo e interessante para mim foi conhecer os temperamentos dos alunos, e as atividades de psicomotricidade e desenvolvimento. Este curso está me ajudando e facilitando o meu trabalho em sala de aula. Fazendo mudar minhas atitudes e tendo um novo olhar para com meus alunos.”
Eliane R. Ap. F. da Silva Isnardi
EMEF Prof. Octacílio Martins

“Tudo que estou aprendendo no curso Dom da Palavra estou achando interessante. É uma nova forma de trabalhar com as crianças. Seria muito bom se os orientadores e diretores da rede também participassem, pois assim auxiliariam os professores na execução das tarefas.”
Luciana Aparecida C. N. Sabino
EMEF Emiliano Ferreira Domingues

“Achei muito interessante aprender sobre os exercícios de ritmo, a entonação de voz e a postura do professor. O curso tem sido uma verdadeira terapia, pois me sentia incapaz de atuar com determinadas situações que agora tenho conseguido sanar.”
Fabiana Lupriano
EMEF Azaleia

“Senti muita segurança nas capacitadoras, são bem preparadas e transmitem muito carinho e respeito para com todos nós. Elas fazem nos sentirmos importantes.”
Vilma Machado Silva
EMEF Azaleia

 

 

 

***