2007 – Lançamos a coleção Teatro na Escola

Com 5 volumes – de Ruth Salles

O teatro, usado como instrumento pedagógico, é uma poderosa ferramenta para a educação. Permite ensinar de forma lúdica e prazerosa, e ajuda a criança a aprender através da vivência dos conteúdos. Embora sua utilização seja considerada de grande importância, inclusive segundo os Parâmetros Curriculares Brasileiros, sempre houve uma carência de textos apropriados e de orientações aos professores para sua aplicação didática, em sala de aula. Esta obra veio para suprir esta lacuna.

A coleção TEATRO NA ESCOLA, com 5 volumes, traz um acervo inédito composto por 63 peças teatrais de autoria da poetisa Ruth Salles, que foram criadas ou adaptadas especialmente para serem representadas por classes escolares do ensino fundamental, atendendo aos objetivos pedagógicos de seus professores. A maioria das peças tem músicas, cujas 98 partituras estão incluídas na coleção. Todas já foram encenadas na Escola Waldorf Rudolf Steiner, em São Paulo, onde o teatro é usado como instrumento pedagógico no ensino fundamental.

Esta edição foi premiada pela Secretaria de Cultura de São Paulo, e faz parte do projeto Dom da Palavra, através do qual o Instituto Artesocial realiza programas de capacitação em didática para professores da rede pública, e organiza e desenvolve conteúdos apropriados para este trabalho.

A coleção traz peças sobre contos de fadas, lendas, língua portuguesa, temas da natureza, mitologia, lendas de santos, aventuras, contos, história do Brasil, temas da Grécia, da Índia, do Egito, de Roma, enfim, um rico acervo que vem sendo criado há mais de 40 anos, e que agora está sendo disponibilizado para todas as escolas brasileiras. Traz também as orientações para uso pedagógico das peças, de acordo com cada idade, para crianças e jovens de 7 a 13 anos.

O Instituto Artesocial lançou esta obra em parceria com a Aliança pela Infância, a Associação Monte Azul e a Editora Peirópolis. no momento (06/2017) a obra está esgotada, e estamos estudando como reeditá-la.

 

***