2010 – Projeto Dom da Palavra em dissertação de Mestrado

Uma análise acadêmica do projeto

Este trabalho, realizado por Rubens Salles, idealizador e coordenador do projeto, teve como objetivo analisar como os professores do 1º ciclo do ensino fundamental, que participaram do Projeto Dom da Palavra, analisaram as contribuições proporcionadas à sua prática pedagógica pelos conceitos e práticas propostos. Como há poucos trabalhos acadêmicos baseados na Pedagogia Waldorf, o autor apresenta nesta dissertação um resumo dos principais fundamentos desta pedagogia, e seu referencial teórico, assim como dos elementos que constituem o conteúdo do projeto.

Para o levantamento dos dados foram utilizados questionários estruturados, entrevistas semiestruturadas e depoimentos escritos e gravados em áudio, assim como entrevistas e atividades gravadas em vídeo, para posterior análise e interpretação dos dados. Nos cinco municípios onde o projeto se realizou, participaram 125 professores – considerando os que concluíram o curso com mais de 70% de presença – e 102 estiveram presentes nos dias em que se fizeram as avaliações do curso, representando 81,6% dos participantes.

A análise nos permitiu concluir que o projeto Dom da Palavra foi avaliado de forma muito positiva pelos participantes, porque as práticas e os conceitos trabalhados atenderam a necessidades reais dos professores e ajudaram a resolver problemas do dia a dia escolar. Além disso, nosso modelo de formação mostrou estar de acordo com os conceitos e propostas, de diversos autores importantes e reconhecidos no meio acadêmico, sobre como deve ser realizada a educação continuada de professores.

Acesse aqui o texto original do trabalho.

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