Cadernos de matérias

A individualidade expressa nos cadernos

Nas escolas Waldorf o ensino é protagonizado pelo professor, que o planeja e realiza. Livros didáticos são usados apenas para seu preparo e planejamento, e os alunos escrevem seus cadernos.

O professor é livre para preparar suas aulas, e escolher ou criar poemas, histórias, peças de teatro etc que ajudem os alunos a vivenciarem os conceitos a serem ensinados, e os alunos escrevem e ilustram com muito capricho seus cadernos de época, pois tudo deve ser bonito. São usados cadernos sem pauta, que exigem um esforço maior dos alunos para escrever seus textos, exercitando sua coordenação, mas também permitem que a criatividade dos alunos seja desenvolvida, com lindos desenhos ilustrando as matérias.

Os cadernos expressam a individualidade de cada aluno, e são muito importantes para o desenvolvimento da sua força de vontade, do seu querer, pois sua construção exige dedicação, muito diferente do que as apostilas de preencher, que a maioria das escolas convencionais utilizam. Quando prontos, os cadernos representam uma vitória alcançada pelo aluno, são como pequenos livros escritos pelos alunos sobre cada matéria, e são expostos à comunidade durante a Exposição Pedagógica anual, que todas as escolas Waldorf realizam.

 

Exemplos de cadernos de alunos do 1° ao 5° ano

« 1 de 2 »

Exemplos de cadernos de alunos a partir do 6° ano