Waldorf no Brasil

Histórico

A Pedagogia Waldorf foi criada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, e a primeira escola a utilizá-la foi fundada em 1919 em Stuttgart, na Alemanha. Torna-se mais difundida a cada ano, e já é adotada em cerca de 1100 escolas e 2000 Jardins de Infância em mais de 80 países, nos 5 continentes. Escolas Waldorf são escolas comunitárias, criadas a partir do interesse e da iniciativa de pais interessados nesta pedagogia, e professores. Não são uma franquia comercial.

No Brasil, a primeira escola Waldorf foi fundada em São Paulo no ano de 1956, no bairro Higienópolis, e chamava-se Escola Higienópolis. Em 1958 mudou-se para a Rua Job Lane n° 900, no bairro Alto da Boa Vista, onde está até hoje, e teve seu nome alterado para Escola Waldorf Rudolf Steiner. Nela foi criado o primeiro centro de formação para professores Waldorf no Brasil, o que permitiu a expansão da rede de escolas e jardins de infância Waldorf pelo país.

Hoje, temos escolas e jardins Waldorf em 85 cidades, de 18 estados. Neste site estão cadastrados mais de 170 escolas, entre jardins de infância e escolas com ensino fundamental e ensino médio. Com exceção de pequenos jardins de infância, estas escolas são associações sem fins lucrativos. Há escolas que começaram como escolas particulares, mas evoluíram para tornarem-se associações, ou encontram-se neste processo. Há também 4 escolas que são públicas municipais, em Camanducaia – MG, Nova Friburgo (2) – RJ e Aracaju – SE. Veja aqui a relação das escolas cadastradas.

As marcasPedagogia Waldorf” e Waldorf” são propriedade da Associação Pedagógica Rudolf Steiner, e seu uso pelas escolas é normatizado pela FEWB – Federação das Escolas Waldorf do Brasil, que tem como missão defender os interesses da escolas Waldorf no Brasil na solução das questões referentes à Educação Waldorf e ao sistema educacional brasileiro, leis e pareceres, entre outras funções.

Assista um vídeo comemorativo dos 100 anos da Pedagogia Waldorf.

 

***