O Instituto

Inauguração do Teatro Ruth SallesInstituto Ruth Salles nasceu a partir da experiência do Instituto Artesocial, acumulada desde 2002, e inspirado pelo trabalho da poetisa, dramaturga e escritora Ruth Salles. Durante vários anos realizamos o projeto Dom da Palavra, ensinando elementos da Pedagogia Waldorf para professores da rede pública, assim como vários projetos editoriais, que você pode conhecer aqui. Somos uma associação civil sem fins lucrativos, sediada em São Paulo, capital.

Ruth Salles há mais de 50 anos escreve, traduz e adapta histórias, poemas, jograis, peças de teatro, compõe músicas, e escreve, traduz e revisa livros com conteúdos para todas as classes do ensino fundamental das escolas Waldorf no Brasil. Grande parte deste material didático e paradidático está sendo disponibilizado neste site, com livre acesso.

Nossa missão

Atuar para que a educação pública brasileira se realize também em escolas associativas livres baseadas na Pedagogia Waldorf, administradas pelas suas próprias comunidades educadoras.

Atuar para que todo professor tenha a formação, o apoio e o status profissional condizentes com o valor social e os desafios de sua missão.

Atuar para que a educação promova o desenvolvimento de cada aluno como ser humano completo, que pensa, que se sensibiliza, se relaciona, atua no mundo com todo seu potencial e decide seu próprio caminho com liberdade e confiança.

Como atuamos

Fomentando a criação de novas escolas associativas livres baseadas na Pedagogia Waldorf, especialmente na rede pública, através de divulgação da pedagogia e assessoria à organizações e governos.

Disponibilizando princípios, conteúdos e práticas desenvolvidas no âmbito das escolas Waldorf, e que podem enriquecer a prática pedagógica de professores da rede pública de ensino, e a educação de milhões de crianças no Brasil e demais países de língua portuguesa.

Participando de debates sobre as políticas públicas para a Educação, promovendo e realizando cursos para educadores, pesquisas, edição de livros e outros trabalhos escritos e audiovisuais relacionados com a nossa missão.

Por que

Toda sociedade brasileira deve lutar para que nossas crianças tenham acesso a uma educação rica em valores humanos, arte e cultura, que incentive a liberdade e a criatividade, para que se formem com capacidade de enfrentar os desafios do futuro, com vontade de aprender sempre e capazes de construir uma sociedade mais justa, ética, solidária, inclusiva, democrática e sustentável.

Há mais de 60 anos vem se acumulando uma importante experiência pedagógica nas escolas Waldorf brasileiras, que pode ser ampliada e compartilhada para enriquecer a educação pública no Brasil, seguindo o impulso original de Rudolf Steiner, que criou esta pedagogia para que ela se tornasse uma pedagogia para o povo.

 

Estatuto – PDF

Ata de eleição da atual diretoria – PDF

 
 
 

***