2004 – Resultados no bairro Horizonte Azul

Alunos aprendendo com poesia

Projeto dom da PalavraProfessoras da EE Agnelo Cardeal Rossi, do bairro Horizonte Azul, em São Paulo, começaram a adotar, com sucesso, o uso da poesia em sala de aula. Alunos de 5 classes, cujas professoras participaram do projeto Dom da Palavra, mostraram o que aprenderam, fazendo uma apresentação para toda a escola declamando poemas de Ruth Salles.

O evento, realizado no dia 5 de julho, contou com a presença da poetisa Ruth Salles, das professoras Cecília de Camargo Rinaldi e Helena Würker Birai, da Escola Waldorf Rudolf Steiner de São Paulo, capacitadoras do projeto Dom da Palavra, e de Rubens Salles, coordenador do projeto.

Embora este módulo tenha tido metade da carga horária que teve o módulo de Itapecerica da Serra, o carinho e a dedicação, com que nossas professoras Cecília e Helena realizaram o trabalho, cativaram e motivaram o grupo a pôr em prática as atividades ensinadas. Na avaliação que realizamos, houve 100% de aprovação do curso, e houve professoras que afirmaram ter sido o melhor que já tiveram.

Alunos e professoras receberam os visitantes com muita alegria, e foram visitadas as classes de todas as professoras participantes do projeto. As apresentações foram fotografadas e gravadas em vídeo, assim como alguns depoimentos de professoras.

 

Experiência adquirida

Este seminário nos permitiu chegar às seguintes conclusões:

1. O comprometimento com a causa é fundamental. Tanto as professoras Cecília Rinaldi e Helena Birai, que ministraram este módulo, quanto as professoras Cecília Bonna e Cristina Ábalos, que ministraram o módulo de Itapecerica da Serra, demonstraram claramente sua determinação e entusiasmo em ajudar os professores públicos e despertá-los para novos conhecimentos, e isto foi sentido por todos. Foi como se houvesse sempre “no ar” uma frase dizendo: “Vocês são capazes de ser educadores melhores e de ter mais satisfação com seu trabalho. Coragem! Nós estamos aqui para ajudá-los a alcançar estes objetivos”.

2. O envolvimento de todo o staff da escola é muito positivo. Neste módulo, tivemos a participação de diretores e vice-diretores e trabalhamos com 12 professoras da mesma escola. Isto, sem dúvida, colaborou muito para o sucesso do trabalho.

3. Mesmo com uma carga horária menor, é possível conseguirmos bons resultados. Este módulo ajudou-nos a perceber que podemos formatar cursos com cargas horárias diferentes, que atendam à disponibilidade dos professores multiplicadores – principalmente quando o trabalho for voluntário – e que mesmo assim podemos alcançar bons resultados. O importante é conseguirmos continuar apoiando nossos professores/alunos, para manter a “chama acesa”.

 

Ensinando com poesia

 

Depoimentos

“Foi divertido e proveitoso. Consegui aprender muitas coisas que enriqueceram meu conhecimento; as várias formas de ensinar, com gestos, músicas, poemas e outras dinâmicas. Depois de tudo que aprendi, estou até mais confiante para desenvolver um bom trabalho com os meus alunos. Espero participar de outros encontros tão bons, harmoniosos e enriquecedores. Obrigada a todos.”
Jacinta Flores de Oliveira Xavier
EEEF Dom Agnelo Cardeal Rossi

 

“O curso me proporcionou ver as atitudes de meus alunos com outros olhos. Com as dinâmicas aprendi valorizar pequenas coisas, pequenos gestos, que tem seu valor dentro da concepção ensino aprendizagem. Eu amei, e gostaria de participar de outras oportunidades como esta. As professoras enriqueceram o curso com sua simpatia e talento.”
Josefa Augusta da Silva
EEEF Dom Agnelo Cardeal Rossi

 

“Devido à carência de informações que temos em nossa escola, no bairro, no município, esse curso foi o que de melhor nos aconteceu. Estamos mesmo precisando de pessoas assim tão atenciosas e dinâmicas como vocês, nossos professores desse curso. Fica aqui nosso desejo de que possamos aprender mais, porque só assim poderemos ser melhores professores. É isso que conseguimos com a ajuda de vocês. De coração meu muito obrigado.”
Rita de Cássia
EEEF Dom Agnelo Cardeal Rossi

 

“Foi muito gratificante e enriquecedor participar, juntamente com as colegas, desse curso, para mim inovador. Conhecer um pouco sobre a didática de cada um, e até avaliar o meu trabalho. Enriquecedor, aprendendo novas técnicas ou aprimorando a didática em sala de aula. Sentindo a poesia. Perceber que mesmo aquela criança que ainda não lê nem escreve, brilha os olhos ao recitar um poema, é um grande prazer. Ampliei meu horizonte. É o aprendendo a aprender. Parabéns aos capacitadores. Que esta seta seja lançada em vários espaços da terra.”
Adair Soares Costa
EEEF Dom Agnelo Cardeal Rossi

 

“Antes de começar o curso pensei que ficaria só na teoria. Quando o curso começou e estava totalmente errada, porque foi tudo no concreto. Com as experiências que obtive durante o curso, apliquei na sala de aula e foi um sucesso. Então para mim o curso foi muito bom, pena que foi muito curto. Adorei tudo que foi passado porque obtive experiências. Se pudesse ter mais curso seria muito bom.”
Edinalva Geraldo da Silva
EEEF Dom Agnelo Cardeal Rossi

 

“Ao término do curso pudemos avaliar o quanto foram preciosos estes momentos para a nossa reflexão prática pedagógica. Este curso só veio a acrescentar coisas úteis, que nos servem de grande ajuda no nosso dia-a-dia, vivenciadas na prática. Aprendemos que nossas palavras servem como instrumento de aprendizagem, e que através delas podemos conduzir melhor a nossa prática pedagógica, e que a poesia é um grande instrumento.”
Cecília Linhares
EEEF Dom Agnelo Cardeal Rossi