Bandeira do Brasil

Porque verde e amarela?

por Ruth Salles

Vimos tanto a BANDEIRA DO BRASIL nas Olimpíadas, que eu me pergunto: Quem sabe a quem devemos o desenho de nossa bandeira e o que significam as cores? Costumavam dizer que quem a desenhou foi José Bonifácio de Andrada e Silva, e um poeta até explicou que o verde representava as matas, e o amarelo, o ouro. Mas não foi bem assim. 

José Bonifácio ajudou na elaboração do projeto, mas o desenho foi criado mesmo pelo pintor e desenhista francês Jean Baptiste Debret, que era professor no Brasil e ligado à corte.

O verde da bandeira é a cor da família, ou como se dizia, cor da casa de Bragança, de Dom Pedro I; quanto ao amarelo é a cor da casa da Áustria, onde nasceu a imperatriz Leopoldina, e estando o amarelo em losango significa a figura feminina. No centro havia um símbolo do Império, que depois, na República, foi trocado pelo azul com estrelas representando os estados do Brasil. E o lema da república é um lema positivista, em moda na época, sendo que esse lema, completo seria Amor, Ordem e Progresso, mas tirou-se a palavra Amor. Eis aí a autoria e a significação do “auriverde pendão de nossa terra / que a brisa do Brasil beija e balança” como dizem os versos do grande Castro Alves.

 

***