Nossa Estrada – um CD muito especial

projeto do 8° ano de 2019 da Escola Waldorf Aitiara – Botucatu SP

A turma realizou a gravação de um CD com músicas que aprenderam durante o curso, que foram compostas pelo professor de classe, André Korsakas, para enriquecer a vivência dos alunos sobre temas estudados.

A canção que dá o nome ao CD você pode ouvir abaixo. Em seguida conheça a história do projeto, contada pelos seus protagonistas. Você também poderá baixar as letras das músicas, as cifras, e adquirir o CD.

História

http://nossaestrada.com.br/site/

“Tudo começou em 2012, quando a professora Marisa dos Santos Altavista assumiu o 1º ano do ensino fundamental da Aitiara Escola Waldorf. Quatro anos se passaram até que o destino, e a própria Marisa, entregaram a turma aos cuidados do professor André Korsakas. E que sorte a dele!

História

Por vários motivos, entre eles por ser uma turma que gostava tanto de cantar e que cantava tão bem! Afinal, a música, de uma forma ou de outra, sempre esteve presente na vida do novo professor e agora surgia uma ótima oportunidade para compor novas canções: chegar aos sentimentos dos alunos e tornar o aprendizado mais vivo. A primeira delas veio ao mundo quando André ainda não tinha assumido a turma, mas teve a oportunidade de dar uma época durante o 4º ano. Naquele momento, a classe estudou um pouco sobre o povo de origem do nosso Brasil: os índios. Os alunos, então, receberam a tarefa de perguntar em casa sobre palavras de origem indígena e com as palavras que trouxeram para a classe foi criada Aevema (Obrigado).

E a ideia pareceu ter dado tão certo que o professor se animou! No 5º ano nasceram Reino Musical, para o estudo de Botânica, e Brasil e suas Capitais para a Geografia. No 6º foi criada Entre, com a ideia de cantar sobre a busca de equilíbrio dentro de situações e sentimentos polares tão tipicamente vividos pelas crianças a partir dos 12 anos.

Iniciamos o 7º ano com Navegar ao estudarmos a Era das Navegações, como conteúdo de História, e, mais para a frente, foi a vez de O Templo, inspirada em um pensamento de Novalis, ao estudarmos Antropologia. Em 2019, no 8º e último ano do ensino fundamental, chegou Vida Humana, quando, mais uma vez, estudamos Antropologia e dentro dela tratamos do dom humano que o permite participar da criação da vida.

E foi também no início de 2019 que o desejo de gravar um CD, algo que algumas famílias já haviam manifestado ao longo do tempo, ganhou força para ser concretizado. Famílias, professores e alunos se organizaram e trabalharam muito para realizar esse belo trabalho. A canção que empresta o nome ao CD foi criada quando André ainda não pensava em ser professor, mas o destino certamente já havia traçado sua estrada, ou melhor, a nossa.”

Baixe as letras

Baixe as cifras

Adquira o CD

****