Nosso primeiro patrocínio – 2004

Boas notícias

Recebemos a confirmação de que a Associação Beneficente Tobias decidiu patrocinar um seminário do projeto, participando com a remuneração de nossas professoras formadoras.

A partir da experiência com o seminário piloto de 2003, foi formatado um novo projeto para os seminários de implantação do projeto Dom da Palavra. A primeira mudança foi dividir o projeto em duas etapas. Invés de começar já com o teatro, na primeira etapa seria ensinado o uso dos exercícios de ritmo e da poesia em sala de aula.

A fala coletiva, as rimas e os ritmos seriam trabalhados também como elementos de centração e concentração, e o uso da vivência lúdica como fator de estímulo à apropriação, pelos alunos, dos conteúdos vivenciados. A partir então desta experiência, na segunda etapa trabalharíamos o uso dos jograis e do teatro, como instrumentos pedagógicos.

Foram definidas as seguintes características para o seminário:

1. Trabalharemos capacitando professores das classes do 1° ciclo do ensino fundamental, da 1ª à 4ª série.
2. A primeira etapa (ritmo e poesia) será realizada no primeiro semestre, e a segunda etapa (jogral e teatro) será realizada no 2° semestre, ambas com cerca de 30 horas-aula cada uma.
3. As aulas serão ministradas aos sábados, de 14 em 14 dias.
4. Deverão participar pelo menos 4 professores por escola.
5. O local do curso deverá ser de fácil acesso para os professores participantes.
6. Daremos preferência para realizar a implantação do projeto em parceria com uma prefeitura de um município da Grande São Paulo.