Ritmo com música e geografia corporal

Temas: ritmo com exercício de atenção – classe de 8 anos

Exercício de ritmo para o início da aula, começando com o trenzinho para formar a roda, e depois exercícios de ritmo desenvolvidos pela profª Ana Beatriz B. J. Ghirello. Da primeira vez os alunos cantam as músicas e fazem os movimentos, e da segunda, como treino de atenção, fazem os mesmos movimentos sem a música. Escola Waldorf Rudolf Steiner, em São Paulo – SP.

 

Puxa Fila

Ana Beatriz Ghirello

O trenzinho sobe a serra,
lindos campos atravessa.
Vai correndo, apitando,
até a estação chegar.
ch ch ch ch ch ch ch

Piuiiiiii

Quem vem lá?
Quem vem lá?
Preciso escutar,
preciso observar,
com todos juntos
bem bonitos
e contentes trabalhar.

É a nossa amiga?
Minhoca
E a dona?
Galinha
E seu filhinho?
Pintinho.

Dum Dum jacutingalá

Dum Dum jacutingalá
escatungalaruê, escatungatinga.
Salaruê está lá meu pai,
escatungalaruê, escatungatinga.
Frente trás, frente trás, frente trás, frente trás
frente trás, frente trás, frente trás.
Salaruê está lá meu pai,
escatungalaruê, escatungatinga.

Dona Galinha

Estava dona galinha
com a pintaiada à passear,
encontrou a dona minhoca
que não parava de falar.
Foi um tal de mexe mexe,
e acode acode, e cai não cai.
Não é que a danadinha,
do bico fino pode escapar.

Naquele bailado doido
que minhoca pôs-se a fazer,
no bico de um pintinho
que não parava de tremer.
Foi um tal de mexe mexe,
e acode acode, cai não cai.
Não é que a danadinha,
do bico fino pode escapar.