2004 – Participação em eventos

Fórum Mundial de Educação e outros

Participamos do Forum Mundial de Educação, em São Paulo, com a palestra “A Poesia e o Teatro como Instrumentos Pedagógicos”, de um debate na Livraria da Vila sobre o tema “A Poesia, um caminho para a arte de ensinar e aprender” e o projeto Dom da Palavra foi tema de oficina no II Simpósio Municipal de Educação em Itapecerica da Serra.

Fórum Mundial de Educação – 4/4/2004

Promovemos a palestra “A Poesia e o Teatro como Instrumentos Pedagógicos”, ministrada pela professora Heloisa Borges da Costa, docente da Escola Waldorf Rudolf Steiner.

O foco deste encontro foi a apresentação da experiência no uso pedagógico da poesia e do teatro, desenvolvida nas escolas de pedagogia Waldorf. Foi demonstrado de que forma as rimas, os ritmos, a fala coletiva e o canto podem conduzir as crianças a uma atenção voluntária, melhorando a concentração e o aprendizado, e como o teatro, como tema transversal, ajuda a desenvolver a linguagem oral, a melhorar a sociabilidade, promove a criatividade, a musicalidade, o senso estético e amplia os referenciais dos jovens. Foi apresentado também o projeto Dom da Palavra, que está levando esta prática para escolas públicas. A palestra foi muito concorrida. Os 40 lugares da sala foram ocupados e 34 professores se cadastraram no Instituto Artesocial para receber mais informações sobre o tema.

Palestra e debate na Livraria da Vila, em São Paulo – 13/5/04

Promovemos uma palestra e um debate sobre o tema “A Poesia, um caminho para a arte de ensinar e aprender”.

O evento realizou-se no dia 12 de Maio de 2004, com a presença da poetisa Ruth Salles e das professoras Cecília de Camargo Rinaldi e Helena Würker Birai, da Escola Waldorf Rudolf Steiner de São Paulo, no novo auditório da Livraria da Vila, enfocando a prática do uso da poesia na sala de aula. Participaram professores, pais e interessados.

Na ocasião, a poetisa Ruth Salles também autografou para os presentes seu livro “Aprendendo com Poesia”.

Dom da Palavra foi tema de oficina no II Simpósio Municipal de Educação em Itapecerica da Serra – 26/11/04

A oficina foi realizada pelas professoras Andréa Batista Conga e Rosângela Almeida Luz, participantes do projeto Dom da Palavra.

O simpósio realizou-se no dia 26 de Novembro de 2004, nas dependências do Colégio Municipal Belchior de Pontes, com participação de todos os professores da rede municipal.

A oficina sobre o projeto Dom da Palavra foi a que teve o maior número de inscrições. Durante duas horas as professoras deram uma ideia para os participantes sobre como foi o projeto, e sobre os benefícios práticos que tiveram com a aplicação das práticas aprendidas, com seus alunos. Falaram sobre as fases de desenvolvimento da criança, os temperamentos, fizeram exercícios de ritmo com os participantes, declamação de poemas e poemas com ritmo, demonstrando que realmente aprenderam muito bem os temas trabalhados, assim como souberam aplicar com seus alunos e obter resultados muito bons.

***