2006 – Dom da Palavra em Espírito Santo do Turvo

Começa uma nova parceria

Projeto Dom da PalavraTeve início em 1° de Março de 2006 um novo módulo do projeto Dom da Palavra, realizado no município de Espírito Santo do Rio Turvo, no interior do Estado de São Paulo.

Em 2005 a secretária de educação do município, professora Cláudia Retz, havia procurado o Instituto Artesocial, interessada em realizar o projeto em sua cidade, e nos solicitou uma apresentação do mesmo para submeter ao Ministério da Educação, em busca de recursos para viabilizá-lo. O Ministério aprovou o projeto e concedeu um apoio financeiro parcial. Para complementar os recursos necessários contamos com o apoio da Fundação Software AG, da Alemanha, e da prefeitura do município de Paulistânia, cujos professores também participaram do primeiro módulo do projeto.

Espírito Santo do Turvo situa-se a 320 km de São Paulo e tem cerca de 4.000 habitantes. Pela primeira vez realizamos o projeto também para professores do ensino infantil. Participaram 47 professores de Espírito Santo do Turvo e 15 de Paulistânia, compondo uma turma de ensino infantil e uma de ensino fundamental.

A capacitação foi feita por professoras da Escola Aitiara, de Botucatu. Para o ensino infantil atuam como capacitadoras Ana Cecilia de Barros von Osterroht, Elbjorg K. F. Blaich, Marisa Cristina dos Santos e Sandra Regina Schorn, e para o ensino fundamental as capacitadoras Karla Christine de Figueiredo Neves e Valquiria Cassimiro da Silva.

As aulas foram ministradas dias 1 a 4 de Março, 8 de Abril, 6 de Maio, 3 de Junho, 3 a 7 de Julho, 5 de Agosto, 2 de Setembro e 9 e 10 de Outubro, num total de 78 horas-aula para cada turma.

***