2008 – Dom da Palavra em Embu Guaçu – SP

Mais um módulo do projeto

No segundo semestre de 2008 iniciamos a implantação do projeto Dom da Palavra em Embu Guaçu, município da Grande São Paulo, situado a 44 km da capital, com o patrocínio da Fundação Mahle. Trata-se de um município com cerca de 60.000 habitantes, situado em região de mananciais, com muita área verde de mata atlântica. Possui 11 escolas de ensino fundamental e 25 de ensino infantil.

Formamos um grupo onde metade foram professores do ensino infantil e fundamental, e metade foram supervisores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas. As aulas foram ministradas nos dias 27/09, 04/10, 11/10, 25/10, 01/11 e 08/11, 5 horas em cada dia. Atuaram como capacitadoras 5 professoras docentes do Colégio Micael, de São Paulo:

Cristina Maria Brigagão Ábalos
Marta Andreucci da Veiga
Celina aparecida Norcia e Targa
Gláucia de Castro Araújo dos Santos
Adriana Betti de Oliveira e Souza

Ritmos, aulas e diálogos

Oficina de trabalhos manuais

 

Depoimentos

“O curso superou minhas expectativas, pois contribuiu para rever conceitos, ampliar e enriquecer a bagagem de conhecimentos e a prática. Aqui na escola, quando nos reunimos para refletir e comentar sobre o curso, todos concordamos que o seu desenvolvimento está todo voltado ao resgate dos valores que são essenciais para a formação de um ser humano completo.”
Abidalia da Silva Santos Ferreira
EM João Gava

 

“O curso Dom da Palavra foi bastante proveitoso, os professores tinham muita segurança quanto aos temas desenvolvidos, todos muito calmos e atenciosos. As dinâmicas apresentadas foram importantes, pois elas ajudam a acalmar as crianças, melhorando o comportamento em sala de aula. Os tipos de temperamentos nos ajudaram a entender melhor o comportamento dos alunos e as regras de ouro são riquíssimas para sabermos lidar com as crianças.”
Roseli Aparecida de Lazari Cinti
EM Cecília Cristina Rodrigues

 

“Foi bastante proveitoso o tempo em que passamos juntos, tanto com relação às companhias, a visita ao Colégio Micael, como as aprendizagens. Interessante perceber como a palavra tem um poder importante na aprendizagem das crianças, assim como percebermos nossa própria forma de falar com o aluno. Gostei muito das dinâmicas, da músicas de acordo com os conteúdos, da forma de trabalhar conceitos e valores.”
Neusa Aparecida Monfardini Korniski
EM Alfredo Schunck

 

“Foi uma capacitação divertida e muito dinâmica, de onde pudemos tirar muito proveito e também reavaliar nossos conceitos em relação ao nosso trabalho. Espero utilizar este método e desenvolver as atividades aprendidas com os alunos, e que este trabalho os agrade, do mesmo modo que nos motivou.”
Débora Pereira Martins
EM Bairro do Xororó

 

“Através das informações obtidas pude refletir mais em relação às atividades e todos os momentos que passo junto com meus alunos. O curso nos proporcionou e ofereceu condições para ampliarmos nosso conhecimento e adequá-los às situações de aprendizagem de forma prazerosa e significativa. De tudo que nos foi transmitido, estou fazendo adaptações na minha rotina, introduzindo idéias boas que foram vivenciadas e estão dando certo.”
Lucia A. Martinho
EM João Alves

 

“O curso contribuiu com minha formação, ampliando meus conhecimentos. Achei significativo conhecer os temperamentos, os quais contribuem com a organização de nossas vivências. O que me despertou maior interesse pelo curso foi a prática constante do ritmo, prática esta que muitas vezes não percebemos e perdemos com isso.”
Anderli Ana da Silva P. da Dores
EM Bairro do Xororó

 

“O curso trouxe uma nova visão do processo de aprendizagem e também novos subsídios em relação ao comportamento, temperamentos dos alunos. A partir daí percebi que temos que buscar metodologias mais adequadas à cada caso e cada momento, ou fase. O curso me fez refletir: “Até que ponto estamos vitalizando nosso aluno, ou adoecendo-o, com o ritmo de nossa aula?” e “A força da fantasia é como nosso corpo, atrofia-se se não for desenvolvida.”
Roseli Ap. Pedroso Viviani
EM João Gava

 

***