2016 – Lançamos o livro “Do Mulungu ao Manacá”

 Conversando sobre a flora do Brasil

Do Mulungu ao Manacá é um livro de Ruth Salles sobre a flora tropical do Brasil, feito para crianças de 8 a 80 anos. É um livro muito diferente e especial, pois além dos aspectos botânicos, há poemas, lendas, músicas, trava-línguas, conversa de minhoca, bronca de samambaia, carta para embaúba, estudo de plantinhês, e as crianças também vão aprender História e muitas curiosidades culturais que contextualizam as plantas e suas qualidades. Com isso, o estudo das plantas tropicais poderá ser feito de uma maneira bem mais lúdica e profunda. Aborda 160 plantas que fazem parte do nosso dia a dia, nos fornecendo alimento, remédios, sombra, purificando o ar que respiramos, servindo de habitat para milhares de seres da natureza, e embelezando nosso mundo com suas flores.

As ilustrações

Este livro tem uma outra característica muito especial. Ele foi todo ilustrado pelos alunos da Escola Waldorf Rudolf Steiner, desde as crianças do 1° ano até alunos do colegial. Todas as classes participaram, e de cada classe forma selecionados alguns desenho para ilustrar o livro, o que foi uma árdua tarefa, pois havia muitos desenhos lindos. Você vai ver como o conteúdo do texto enriqueceu o imaginário das crianças e pode fortalecer seu vínculo afetivo com a natureza, e como a capacidade artística evolui durante todo o percurso escolar.

Esta edição foi uma parceria entre o Instituto Artesocial e a Escola Waldorf Rudolf Steiner, e é comemorativa dos 60 anos de fundação desta escola, a precursora da Pedagogia Waldorf no Brasil. Foi impresso em papel couché 150 gr, formato 19 x 25, com 208 páginas. Além do apoio da escola, para sua impressão foi feito um projeto de financiamento coletivo, que foi apoiado por 383 pessoas, que adquiriram o livro com antecedência. Veja aqui a relação dos apoiadores.

No vídeo abaixo você sabe um pouco sobre como foi o processo de ilustração do livro pelos alunos.

Disponível em nossa LOJA.