MOVEH BRASIL

Movimento pela Educação Humanizadora

Semana da Educação Humanizada 21/09/2020 a 25/09/2020

O Instituto Ruth Salles, junto com outras 10 organizações e voluntários, que atuam no campo da educação, co-criou o Movimento pela Educação Humanizadora, com o intuito de realizar debates e propor ações e políticas públicas que tornem a educação básica no Brasil mais humanizada, integral e emancipadora.

Da esquerda para a direita: Juliana B. Ramalho (professora da rede municipal), Rubens Salles (Instituto Ruth Salles), Milton Tortella (Escola Manacá), Rose Laviano (Instituto Maiana), Marcos Galhego (Voluntário), Ana Laula Cury (Escola de Pais), Melanie M. Guerra (Faculdade Rudolf Steiner) e Ute Craemer (Aliança pela Infância e Associação Monte Azul). Fazem parte também o Instituto Olinto Marques, A Federação das Escolas Waldorf, a Seção de Jovens e a Pedagogia de Emergência.

Nossa primeira realização foi elaborar uma proposta de formação continuada para professores da rede pública e encaminhá-la para a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. A partir dessa iniciativa, decidimos estruturar um movimento que desse visibilidade a este tema fundamental para o futuro de nossa sociedade.

Criamos então um Manifesto, que resume os nossos princípios e objetivos, e o estamos publicando neste momento. É nossa missão promover o desenvolvimento de seres humanos capazes de construir uma sociedade fundada na cultura de paz, na liberdade cultural, na fraternidade econômica, na igualdade de direitos e oportunidades, no respeito a todas as diferenças e na sustentabilidade ambiental.

Em julho deste ano conseguimos aprovar a Lei Nº 17.408/2020, em parceria com o presidente da Comissão Municipal de Educação, Cultura e Esportes, o vereador Eliseu Gabriel, criando no calendário oficial de São Paulo a “Semana da Educação Humanizada”, a ser realizada anualmente na semana do início da Primavera.

Em 2020 iremos comemorá-la de 21 a 25/09 com um ciclo de webinares, transmitidos ao vivo das 16h às 17h30. Marque estas datas na sua agenda e acesse aqui a programação.

Se você também acredita que toda criança tem o direito de ser amada e acolhida pela sociedade a que pertence, de ser respeitada e valorizada como indivíduo, e de poder crescer em contato com a natureza, junte-se a nós nesse movimento!

Leia e assine nosso Manifesto

https://www.moveh.org/

Conheça a Lei Nº 17.408/2020

Siga-nos nas redes sociais:

 @moveh.brasil

Facebook
Instagram
Youtube

 

 

****